Topo

Histórico

Curte jogos indie? Então fique de olho na E3!

Paulão

07/06/2019 07h00

A E3 é a feira dos jogos AAA. É o momento em que brilham as produções gigantescas das maiores desenvolvedoras do mundo, cativando gamers de todo o globo em uma espiral de hype – e, às vezes, frustração e ódio mortal. Mas e os jogos independentes, eles têm vez nesse espetáculo?

Felizmente, nos últimos anos a resposta passou a ser sim! Então, se você, como eu, curte indie games e tem curiosidade para saber o que está por vir nos próximos 12 meses, vale ficar de olho em três momentos importantes da feira de Los Angeles:

1- Devolver Digital
Quando: Domingo (9), às 23h de Brasília

Trecho da apresentação da Devolver na E3 2018

Além de ser responsável pelo lançamento de alguns dos principais jogos independentes todos os anos, colocando no mercado preciosidades como "Katana Zero" e "Enter The Gungeon", a Devolver faz uma conferência-zueira. Ela é, de longe, a mais engraçada da E3, tirando um belo sarro de toda a indústria de games e das publishers gigantes e seus planos megalomaníacos. Vale pelos games e vale pela risada.

2- Microsoft
Quando: Domingo (9), às 17h de Brasília

Ori and The Will of Wisps será lançado para PC e Xbox One

A Microsoft se notabilizou por dar espaço aos games independentes nos últimos anos, e dobrou a aposta nesta estratégia com o sucesso do Game Pass, seu serviço de assinatura de games. Ela anunciou que mostrará 14 jogos de seus estúdios. Dentre eles devem aparecer jogos independentes totalmente inéditos e também queridinhos Indie como a sequência "Ori and the Will of the Wisps".

3- Nintendo
Quando: Terça (11), às 13h de Brasília

"Dandara", do estúdio brasileiro Long Hat House, chegou ao Switch em 2018

Os "Nindies", nome carinhoso dado pela Nintendo aos Indies que desembarcam no Switch, sempre fazem uma ponta no show da empresa japonesa. Não dá para esperar tanto em comparação a Devolver e Microsoft, mas quem sabe a Big N não apronta uma?

Curtiu esse texto? Maravilha! Siga o Blog do Paulão para saber mais sobre os bastidores do desenvolvimento de games, os segredos desta indústria complexa e encantadora, os detalhes dos games e das suas mecânicas, as mágicas por trás do que vemos na tela quando jogamos, o progresso da cena de desenvolvimento de games no Brasil e tudo mais que disser respeito à indústria de games sob o ponto de vista do desenvolvedor.

Sobre o Autor

Paulão é criador e desenvolvedor de games. Fundou e dirige, desde 2012, a Flux Games, estúdio que já trabalhou em diversos jogos - uns mais anônimos, outros mais populares. Como jogador, passou por todas as gerações de consoles, tem um carinho especial por jogos que inventem qualquer coisa inovadora e só precisa de um copo (ou vinte) no boteco para aceitar um debate sem fim sobre os melhores e piores games da história.

Sobre o Blog

Criar jogos é como ser aquele mágico de rua: fazemos o jogador olhar para uma mão, enquanto desenrolamos uma gambiarra maluca aqui na outra - escondendo o trabalho sujo que faz o game rodar e ser divertido. O Blog do Paulão vai abordar segredos e técnicas que a disciplina de desenvolvimento de games utiliza para realizar essas mágicas e deixar os games mais difíceis, assustadores, inesquecíveis, engraçados...