Topo

Histórico

Game Magic: 4 truques de "Dead Cells" que te impedem de morrer

Paulão

21/06/2019 09h11

Este texto inaugura a série Game Magic dentro deste blog. Game Magic tratará de identificar, explicar e exemplificar pequenas mágicas que os games fazem, sem que o jogador perceba, para transformar sua experiência de jogo em uma melhor – mesmo que de forma discreta e despercebida.

Pode acreditar: praticamente todo jogo bom que você já jogou é lotado de truques assim!

Entrando no hype do BIG Festival, maior festival de desenvolvimento de games da América Latina que ocorre na semana que vem em Sâo Paulo (e de graça!), vou destrinchar aqui alguns dos truques utilizados pelo fenômeno "Dead Cells", o brutal jogo indie roguelike que, na minha opinião, foi o melhor jogo de 2018.

O francês Sebastien Bernard, game designer líder de "Dead Cells", vem dar uma palestra sobre como "Dead Cells" ajuda o player ao longo do jogo no dia 28/06 no BIG Festival. Mas vamos antecipar um pouco do conteúdo aqui no Blog do Paulão!

1 – Pulo "Bem na hora"

Quando o jogador pula um pouquinho atrasado, por exemplo depois de cair da plataforma, o jogo permite que o salto seja executado:

Dead Cells Gif

Isso impede grandes frustrações, pois sem isso, parece que todo pulo é super difícil, e o jogador fica caindo a cada pulo por conta de um input levemente atrasado.

2 – Aterrissagem "Teleporte"

Parecido com o "boi" que o jogo te dá na hora de pular, ele repete a técnica na aterrissagem. Se o jogador pousar um pouquinho fora da plataforma, o jogo adivinha o que o player queria fazer e o teleporta para cima da plataforma.

Dead Cells Gif

3 – Parkour Automático

Quando "Dead Cells" percebeu que queria ser um jogo de ação e combate, e não um de pulos e plataformas, criou uma série de recursos para ajudar o player a jogar melhor e não se frustrar. Este gif mostra o parkour automático: escalar plataformas e pequenos declives no terreno automaticamente adicionaram imensa fluidez ao game.

Dead Cells Gif

4- Giro automático

O game gitra seu personagem automaticamente para o outro lado em determinadas situações. Por exemplo, se o player aterrisou virado para a direita e apertou o botão de ataque, mas o inimigo está à sua esquerda, "Dead Cells" gira o personagem automaticamente, impedindo um ataque no vazio.

Dead Cells Gif

Fascinante, não é mesmo? Pois venha ver a palestra de Bernard sobre o tema no BIG Festival!

WHAT THE F*N – PALESTRA NO BIG FESTIVAL

Quando: Sexta, 28/06, das 10h às 11h
Onde: Big Festival: Clube Homs, Avenida Paulista,  735, São Paulo-SP
Quando: De graça! Cadastre-se aqui

==========

Curtiu esse texto? Maravilha! Siga o  Blog do Paulão para saber mais sobre os bastidores do desenvolvimento de games, os segredos desta indústria complexa e encantadora, os detalhes dos games e das suas mecânicas, as mágicas por trás do que vemos na tela quando jogamos, o progresso da cena de desenvolvimento de games no Brasil e tudo mais que disser respeito à indústria de games sob o ponto de vista do desenvolvedor.

Todas imagens deste texto foram retiradas deste video, em inglês, da GameSpot.

Sobre o Autor

Paulão é criador e desenvolvedor de games. Fundou e dirige, desde 2012, a Flux Games, estúdio que já trabalhou em diversos jogos - uns mais anônimos, outros mais populares. Como jogador, passou por todas as gerações de consoles, tem um carinho especial por jogos que inventem qualquer coisa inovadora e só precisa de um copo (ou vinte) no boteco para aceitar um debate sem fim sobre os melhores e piores games da história.

Sobre o Blog

Criar jogos é como ser aquele mágico de rua: fazemos o jogador olhar para uma mão, enquanto desenrolamos uma gambiarra maluca aqui na outra - escondendo o trabalho sujo que faz o game rodar e ser divertido. O Blog do Paulão vai abordar segredos e técnicas que a disciplina de desenvolvimento de games utiliza para realizar essas mágicas e deixar os games mais difíceis, assustadores, inesquecíveis, engraçados...